quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Queridos amores, fiz alguns exames e me parece ser apenas gases guardados. Andei guardando umas raivas por aí e isso se resultou numa bola na minha barriga. Cuidado filhotes, para não somatizarem tanto assim as coisas. Nosso corpo, nossa carne são frágeis, nossa alma é que é forte e inquebrável.

Agora, mamãe vai ao dentista.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Não falta é amor!

Filhos amores da minha vida. Vejo nos rostos dos seus pais a felicidade plena quando estão com vocês. Levi, seu pai sorri como nunca sorriu vendo você fazer suas gracinhas e fica leve como o vento. Theo, vejo a felicidade no rosto de seu pai quando te vê, virando um menino novamente. Filhos, tenho a certeza de que eles são os pais certos para vocês. Nossa família foge os padrões normais, se é que eles existem. Mas uma coisa que não falta por aqui é amor e a vontade de ser cada dia melhor.

Theo, ontem você foi para a casa do seu pai e me ligou dizendo que seu dente tinha caído - dente esse que ta mole – eu fiquei toda feliz e você logo em seguida: É mentira, mamãe, falei só pra você ficar mais animada. ( hahahahaha)

Há duas semanas atrás mais ou menos, percebi um caroço do tamanho de um limão na minha barriga. Pensei que fosse gases. Fui ao medico hoje e está preocupado. Farei exames na semana que vem. Tenho fé que não será e não é nada de grave, nada demais. Temos muito o que viver e muito o que aprender juntos ainda. Volto para contar que não era nada demais mesmo. Amo vocês, meus amores. AMO.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Poema Enjoadinho - Vinicius de Moraes

Filhos...Filhos?
Melhor não tê-los!
Mas se não os temos
Como sabê-lo?
Se não os temos
Que de consulta
Quanto silêncio
Como o queremos!
Banho de mar
Diz que é um porrete...
Cônjuge voa
Transpõe o espaço
Engole água
Fica salgada
Se iodifica
Depois, que boa
Que morenaço
Que a esposa fica!
Resultado: filho.
E então começa
A aporrinhação:
Cocô está branco
Cocô está preto
Bebe amoníaco
Comeu botão.
Filho? Filhos
Melhor não tê-los
Noites de insônia
Cãs prematuras
Prantos convulsos
Meu Deus, salvai-o!
Filhos são o demo
Melhor não tê-los...
Mas se não os temos
Como sabê-los?
Como saber
Que macieza
Nos seus cabelos
Que cheiro morno
Na sua carne
Que gosto doce
Na sua boca!
Chupam gilete
Bebem xampu
Ateiam fogo
No quarteirão
Porém, que coisa
Que coisa louca
Que coisa linda
Que os filhos são!

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Meu pequeno grande Levi.


7 meses amanhã. Hoje ele fez TCHAU com a mãozinha pela primeira vez. Segura a baba que escorre...

Apesar de descabelada, amei essa foto.

Ai Ai, quanto amor!

Bem cedinho aqui em casa...

Ah, filhos... hoje vocês precisam sabre sobre mim. Por mim.

Sabe, se vocês falarem com algumas pessoas cada uma provavelmente terá uma Renata para lhes contar. Primeiro, porque acredito que a expectativa e o mundo particular de cada pessoa interfere e se mistura com o olhar que se tem do outro.

Essa é e minha meta: ver e conviver com as pessoas sem me misturar à elas.

Às vezes eu me misturo filhos. Não gostaria, mas é um fato. E deve acontecer isso com vocês também. Mas não se sintam frustrados por isso. Olhem para vocês. Vejam tudo de bom que fizeram até aqui. Vejam as pequenas coisas boas da vida. Porque as ruins, alguém vai lhes mostrar e apontar, podem ter certeza. As pessoas fazem isso normalmente. Mas REPITO: Olhem para vocês verdadeiramente.

Bom, tive uma infância pesada com relação aos sentimentos. Fui uma criança que carregava as frustrações dos meus pais. Eles não sabiam o que faziam ou como faziam. Talvez vocês pensem isso da infância de vocês, mas preciso que saibam que fizemos tudo o que podíamos e que vocês tem a minha melhor parte.

As vezes eu amei demais. Gosto de amar, mas não de me anular. As vezes me misturo demais as pessoas que eu amo. Gosto do amor, mas não gosto da paixão. Gosto e preciso ter o controle sobre mim. E terei sempre. Posso ter uma recaídas, mas sempre sempre voltarei a ser eu. Se puderem façam isso. Vale a pena. Outra coisa, procurem o auto conhecimento, porque com ele as coisas ficam menos difíceis.

Vocês dormem muito cedo, antes das 20h00 estão os dois na cama. Nunca deram trabalho pra dormir. Levi ainda acorda a noite para mamar, mas o Theo vai das 20h00 às 07h00 direto. E acorda com a corda toda.

Filhos, preciso que saibam também que são as duas pessoinhas mais importantes da minha vida e que podem ter a maior certeza desse mundo: Vocês estão em primeiro lugar na minha vida. SEMPRE.

 

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Levi, hoje não é o aniversário do seu pai, mas pensei que você também gostaria de saber sobre ele. Israel Villa Fernandez, um mexicano que saiu do México em uma companhia de teatro pra não voltar mais. Quer dizer, ele voltou algumas poucas vezes para visitar seus avós. Passou pela Espanha, Holanda, Alemanha até chegar para nós, aqui no Brasil.

Foi casado com uma brasileira que o trouxe até aqui. Da Alemanha desembarcou direto na Bahia há 9 anos atrás. Nós nos conhecemos há 7. Lembro da primeira vez que o vi, lá em Piracaia sentado numa mesa com uma cara muito brava. Pensei: Que moço bonito, mas de cara de triste.

E seguimos a nossa história, cada um com uma pessoa, cada um na sua cidade, cada um na sua. Quatro anos depois, nos aproximamos um pouco e logo ficamos amigos. Muito amigos. Viramos correspondentes da vida. Dividimos tristezas, alegrias, amores e dúvidas. Vi seu pai chorar por alguns amores não correspondidos, vi seu pai inúmeras vezes pedir por uma família, pedir você. Eu, vivendo outra história, apenas o acolhia e o escutava.

Depois de algum tempo dessa correspondência de vida, comecei a sentir que eu iria trazer você para ele. Hoje pensando sobre isso, descubro que foi nesse momento que você nos escolheu lá do céu.

Demoramos para nos encontrar como homem e mulher, mas você não demorou a chegar.

Filho, seu pai é um cara que se entrega totalmente a tudo que faz, que foi atrás do autoconhecimento, foi atrás da sua alma. Uma pessoa que nunca fala da vida e nem mal de ninguém. Com ele aprendi o que é o verdadeiro respeito pelas pessoas.

Ele é um cara bacana, que precisa se catequizar todos os dias para entender que merece você, que merece o meu amor por ele e o amor dessa família que começa à pouco.

Ele é muito talentoso, trabalhador e batalhador. Tenho a certeza filho de que você o tem na sua melhor parte. Cuida muito de você e é muito carinhoso. Quando ele está triste ou bravo, se fecha num casulo que ninguém entra. Eu já tentei entrar, mas ele me ensinou o verdadeiro significado da palavra respeito. Depois de se fechar ele volta. Em algum momento ele sai do casulo. Aprenda isso, filho, ele volta. É que ele é uma pessoa tão legal, tão engraçada que faz falta quando ta lá, sabe assim?

Nós o amamos do jeito que ele é, do jeito que ele chegou pra gente, meu pequeno grande Levi.

Bem meu amor esse é o pai que você escolheu como seu.

Theo, apenas um adendo: eu aprendi coisas muito importantes com o seu pai enquanto estava casada com ele. Espero que você aprenda com ele também.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Theo, hoje é aniversário do seu pai. Ele têm 42 ou 43 anos, não me lembro bem. Gostaria de te dizer que mesmo não estando mais casada com ele, por motivos que não tem nada haver com você, mas sim pela nossa incansável busca para ser feliz nessa vida. Ele é um cara legal. Não imaginaria outro pai pra você. Logo que engravidei, eu soube que você viria para nós, você viria para ele como um grande resgate da criança que ele foi. Da criança que eu fui. É filho, você nos escolheu e sua missão por aqui tem haver com a grandeza e o tamanho da sua alma.

Seu pai Emilio Cesar Boechat é inteligente, bondoso e um grande cara. É uma das pessoas mais talentosas que existe atualmente no meio artístico. Outro dia você me disse: Meu pai escreve a novela Bela a Feia, e você trabalha com o que?

Ele também é uma pessoa que busca ser melhor a cada dia. Que busca deixar pra trás as coisas chatas que lhe disseram ou que aconteceram na infância. Sim, filho não acredite em tudo que te disserem agora. Só acredite nos elogios e nas coisas boas. Seu pai foi atrás do autoconhecimento pra você ser uma pessoa melhor. Complexo? Não. Ele simplesmente foi se entender pra  te entender e pra fazer da sua infância mais feliz que a dele – que a nossa. Pode ter certeza filho, você tem a nossa melhor parte.

Feliz aniversário para o pai que você escolheu como seu!

 

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Meus  tesouros: se vocês quiserem muito uma coisa, entreguem para o universo que vocês receberão o quanto antes. É verdade.

Quando a gente se vai dessa vida o que fica são os nossos valores. Por isso, gostaria de dizer que o meu maior valor é respeito as pessoas e o respeito a nós mesmos. Amo amo amo vocês acima de tudo.

Nós em Gonçalvez!

Rapidinho, só pra dizer que você Levi tira a soneca da manhã e que o Theo está em Batatais na casa da vovó. Sinto saudades da sua voz, do seu cheirinho e conto as horas para chegar sexta - feira e ter você de volta pra mim.

Filhos, não acreditem em tudo que te dizem. Procurem as respostas dentro de vocês, porque lá estarão elas. E escute uma das melhores frases que ouvi outro dia da amiga querida Patrícia Gaspar: Quem tem amor, tem coragem.

Vocês são cheios de coragem!

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Filhos, tenho pensado muito na vida. Tenho pensado muito no que deixamos por aqui.Vou contar aos poucos como andam as coisas e prometi pra mim mesma que vou escrever sempre. Sempre que possível.

Vocês são os amores da minha vida. Penso e cuido de vocês o máximo que posso. Quando não estamos juntos, é porque estou trabalhando ou descançando.

Estamos no futuro, chegamos em 2010. Theo tem 5 anos e Levi 6 meses. São bem agitados, não param um minuto. Vão das 6h30 da manhã às 20h00 num pique só. Levi tira umas sonequinhas durante o dia, nada muito prolongado, vocês realmente não vieram nesse mundo a passeio.

Voltando ao futuro, por enquanto nada de carros voando e celulares com hologramas. O que temos são muitas enchentes, muito calor, pessoas ainda nas ruas, muito lixo sendo consumido - somos privilegiados porque não os vemos, mas eles estão lá, num lugar chamado lixão e um monte de outras coisas ruins, filhos.

Mas também tem muita gente querendo e fazendo diferente. E eu prefiro pensar e fazer parte desse time. Desejo que tenham respeito às pessoas e respeito a vocês mesmos. Não deixe que ninguém nunca diga o que devam ou não fazer. Não aceitem conselhos tipo “frase feitas”. Lembrem –se  de serem felizes. De buscar nesse caos todo, a felicidade. É só isso que importa. Se amem meus filhos, se amem verdadeiramente. Assim como eu os amo! Porque no fundo o que restará é ele, o amor.

Não demoro a escrever. Prometo.